terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Educação Ambiental nas escolas tem se mostrado uma tarefa de difícil adesão das pessoas. Existem grandes dificuldades nas atividades de sensibilização e formação, na implantação de atividades e projetos, principalmente, no que diz respeito à continuidade do projeto sustentável. Fatores como o tamanho da escola, número de alunos e de professores, predisposição destes professores em passar por um processo de treinamento, vontade da diretoria de realmente implementar um projeto ambiental que vá alterar a rotina na escola. As dificuldades dos próprios alunos de aderirem a essas mudanças de hábito, podem servir como obstáculos à implementação da Educação Ambiental. Dado que a Educação Ambiental não se dá por atividades pontuais, mas por toda uma mudança de paradigmas que exige uma contínua reflexão e apropriação dos valores que remetem a ela, as dificuldades enfrentadas assumem características ainda mais contundentes. Dessa forma fica claro a necessidade de ser feito um estudo sobre essas mudanças no comportamento ambiental, entender que a população esta presa a um paradigma. Onde qualquer mudança parece muito radical e difícil de alcançar. No entanto não podemos pensar assim. O paradigma deve ser entendido e nesse caso deve ser superado. É ai que um projeto de educação ambiental implantado em uma escola pode mostrar que podemos ter uma forma de vida sustentável.
Um bom exemplo é o Projeto de Educação Ambiental Parque Cinturão Verde de Cianorte onde o projeto de educação ambiental foi executado passo a passo na escola e os alunos fizeram parte do desenvolvimento de todo o resto do projeto. Dessa forma podemos observar que os alunos se identificaram com a causa. Assim vimos que é possível quebrar os paradigmas que nos tornam pessoas insustentáveis para o meio ambiente.

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